modelo

 

Modelo WRF

O modelo WRF ARW 3.9.1 usado na previsão numerica neste website, é um modelo não hidrostático (com uma opção hidrostática). A sua coordenada vertical é uma coordenada de pressão hidrostática do terreno. Simula numa grade C de Arakawa. O modelo usa esquemas de integração numérica de ordem superior. O código do modelo WRF ARW é executado em aninhamento de interação em dois sentidos, em grelhas de 15 e 3 km de resolução, que cobrem a Península Ibérica e Portugal, respectivamente.

As simulações do modelo são forçadas com os dados globais do modelo GFS, a 0.25º de resolução espacial, e possuem a seguinte parametrização física:

1) Yonsei University para a camada limite planetária (Hong, Noh and Dudhia, 2006), Monin–Obukhov MM5 para a camada da superfície (Jimenez et al., 2012), WSM 6-Class Graupel scheme (JKMS, Hong and Lim, 2006) para a microfísica, Unifieg Noah land surface model (Chen and Dudhia, 2001), com o esquema GFDL para a radiação de onda longa (JGR,Fels and Schwarzkopf, 1981), e com o esquema Dudhia (Dudhia, 1989) para a radiação de onda e a com o esquema Betts-Miller-Janjic (Janjic, 1994, MWR; 2000, JAS) para a parametrização de cúmulus.

A simulação é executada com 32 níveis de altitude até aos 19.8 km. Não é feita nenhuma assimilação de dados de condição inicial e fronteira durante a simulação e é usada a temperatura da superfície da água do mar.